Ano 2000
Volume 23

Editor: Ismar de Souza Carvalho


Editorial

 
ISSN: 0101-9759
                   

 

 



      O objetivo do Anuário do Instituto de Geociências é a divulgação das atividades educacionais e científicas nos diferentes ramos das Ciências da Terra, envolvendo aspectos relativos à Geografia, Geologia e Meteorologia, as quais compõem os campos de atuação de professores, pesquisadores e discentes de graduação e pós-graduação do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trata-se de uma publicação aberta à toda comunidade de geocientistas do Brasil e de instituições estrangeiras.

      O Anuário 2000 do Instituto de Geociências destaca o pronunciamento do Prof. Dr. Milton de Almeida Santos, quando da concessão do título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seu discurso – “A Universidade: da Intencionalidade à Universalidade” - proferido em 24 de setembro de 1999 é transcrito na íntegra, revelando como sempre seu senso crítico e ante-visão do futuro.

      Também no presente volume do Anuário do Instituto de Geociências são apresentados os resumos de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado dos programas de pós-graduação dos departamentos de Geologia e Geografia, demonstrando mais uma vez a abrangência dos temas científicos em desenvolvimento no âmbito das geociências na Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Ismar de Souza Carvalho
Editor

  

 

 

Av. Jequitibá, 1450 - CCMM - bloco F - Cidade Universitária
Rio de Janeiro - 21949-900 - Brasil - tel: (21) 2598 9405 - fax: (21) 2598 9474 - ismar@geologia.ufrj.br
Apoio: Fundação Universitária José Bonifácio
projeto gráfico