Ano 2005
Editor: Ismar de Souza Carvalho
Coordenadora: Maria Antonieta da Conceição Rodrigues

ISSN: 0101-9759

A Jornada Fluminense de Paleontologia, que já integra o calendário de atividades científicas do Estado do Rio de Janeiro, tem como prioridade divulgar de forma ampla o conhecimento da Paleontologia no âmbito da comunidade discente. Promovida por iniciativa do Núcleo Rio de Janeiro/Espírito Santo da Sociedade Brasileira de Paleontologia-Gestão 2003-2005, a jornada contou em sua primeira versão, sediada na UNIRIO, em dezembro de 2003, com mais de 150 inscritos. Verificou-se naquele momento uma perfeita integração de profissionais e estudantes através da multiplicidade de atividades reunidas no evento. Em resposta a tais atividades, pudemos registrar uma substancial demanda da categoria estudantil que se incorporou a projetos de pesquisa nesta área do conhecimento. O Departamento de Paleontologia e Estratigrafia da Faculdade de Geologia da UERJ acolheu a II Jornada Fluminense de Paleontologia nas suas mais diversas atividades (mini-cursos, palestras, mesas redondas e sessão poster) e trouxe como novidades a exposição PALEONTOLOGIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM DESTAQUE e a participação de bolsistas do Projeto Jovens Talentos para a Ciência (FAPERJ/CECIERJ), envolvidos com o aprendizado e divulgação da Paleontologia, coordenados por pesquisadores do Instituto Virtual de Paleontologia. No evento em pauta, desenvolvido no período de 05 a 07 de abril de 2005, mais uma vez, a comunidade paleontológica participou de forma efetiva, ultrapassando agora os 200 inscritos. A vertente da popularização da Paleontologia , atividade maior da Jornada Fluminense de Paleontologia, traz inúmeros desafios, das mais variadas abordagens, aos profissionais envolvidos. Acreditamos entretanto que, em um curto espaço de tempo, frutifique em gratificantes benefícios no processo de divulgação desta apaixonante ciência. Atendendo agora à manifestação dos participantes, no sentido de verem publicados seus resultados científicos apresentados no decorrer do evento é que materializamos este volume. Aos que colaboraram no desenvolvimento do evento e contribuíram para elaboração deste volume o meu muito obrigado.

Maria Antonieta da Conceição Rodrigues
Presidente da II Jornada Fluminense de Paleontologia
Coordenadora do Instituto Virtual de Paleontologia do RJ

UFRJ / CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza