Ano 2005
Editor: Ismar de Souza Carvalho
Coordenadora: Maria Antonieta da Conceição Rodrigues

ISSN: 0101-9759

A partir deste volume, o Anuário do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro é publicado em dois números anuais. Objetiva-se, assim, permitir a ampliação do número de publicações, tornando-o mais ágil na divulgação dos resultados das pesquisas em Geociências, atendendo um anseio da nossa comunidade científica. Além disso, a sua disponibilização pública, através de meio digital, em sítio próprio na rede mundial de computadores (www.anuario.igeo.ufrj.br), possibilitará um acesso mais amplo e rápido à toda a comunidade científica.

Este número do Anuário IGEO possui caráter temático. Agrega um conjunto de artigos científicos e comunicações apresentadas durante a II Jornada Fluminense de Paleontologia, ocorrida na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em dezembro de 2003 promovida pela Sociedade Brasileira de Paleontologia – Núcleo RJ/ES em conjunto com o Instituto Virtual de Paleontologia – FAPERJ. Contém temas relacionados à Paleontologia, envolvendo a Paleoecologia, Paleogeografia e Paleobiologia de diferentes grupos fósseis encontrados nas bacias sedimentares brasileiras, além de temas relacionados à curadoria e guarda de coleções científicas.

O Anuário do Instituto de Geociências, inicia com este volume, uma nova etapa de sua história, procurando se relacionar de maneira mais próxima das sociedades científicas e de toda a comunidade de geocientistas dedicada ao estudo de nosso planeta.

Ismar de Souza Carvalho
Editor do Anuário 2005

UFRJ / CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Instituto de Geociências